Introdução


Ao contratar um Resseguro Não Proporcional, a preocupação das Seguradoras e Resseguradoras é estimar que proporção do prêmio deve ficar com cada uma das partes.

Entretanto este cálculo é muitas vezes tratado como um segredo pelo mercado.

O XTERRA procura desmistifica-lo, criando, com a utilização de modernas técnicas de computação, atuaria, estatística e de modelagem gráfica, uma ferramenta eletrônica transparente e amigável que permite calcular a repartição do prêmio entre Seguradoras e Resseguradoras de acordo com a provável distribuição de sinistros.

Imagine um risco de R$ 100 mil ou uma carteira de riscos de tamanhos variados da qual a Seguradora queira ficar, em qualquer sinistro, com uma perda máxima de R$ 20 mil e recuperar os valores superiores de suas Resseguradoras.
Para precificar casos como estes, o XTERRA oferece aos subscritores de riscos e aos analistas de resseguro a escolha entre várias curvas pré-formatadas desenvolvidas estatisticamente para vários tipos e tamanhos de risco e, adicionalmente, curvas de distribuição de sinistros especificamente criadas por eles.

Baseado na curva de distribuição de sinistros escolhida o XTERRA usa um método denominado EXPOSIÇÃO (Exposure) para estimar a provável distribuição de sinistros entre Seguradora e Resseguradoras.

Ao inovar disponibilizando pela primeira vez uma ferramenta de precificação desenvolvida no Brasil, por uma resseguradora brasileira, a Terra Brasis Resseguros espera aprimorar as condições para uma negociação mais justa entre Seguradoras, Corretoras e Resseguradoras.